Translate this Page

Rating: 2.6/5 (656 votos)





Partilhe esta Página

 

 

Cursos 24 Horas 
Cursos Online com Certificado
 

Cursos 24 Horas

Cursos Online na Área de Informática
Cursos Online 24 Horas

 


Koenigsegg
Koenigsegg

História

 

Koenigsegg Automotive AB é uma montadora sueca de modelos de alta performance originalmente baseada em Olofström, tendo mudado posteriormente para Margretetorp, nos arredores de Ängelholm. Na fábrica em Margretetorp aconteceu um incêndio fazendo com que mudassem para a antiga base militar F10, também na comuna de Ängelholm. Em 2009, anunciou que viria a adquirir sua compatriota que estava nas mãos da General Motors, a Saab Automobile, porém o acordo acabou não sendo feito. 

A Empresa


Koenigsegg Agera R 

Fundada em 1994 na Suécia por Christian von Koenigsegg, com a intenção de produzir um supercarro de classe mundial. Muitos anos de desenvolvimento e protótipos levou a produção do primeiro carro de rua legalizado em 2002.

Koenigsegg Automotive AB é uma empresa pública sueca não listada e livre. A Companhia tem cerca de 90 acionistas. Como a empresa é de livre comércio a quantidade de acionistas pode variar. Christian von Koenigsegg é o CEO e accionista maioritário.

Em 2006, a Koenigsegg começou a produção do CCX, que utiliza um motor criado especialmente para este veículo. O CCX é legalizado para andar na rua na maioria dos países.

Além de desenvolver, fabricar e vender a linha de supercarros, a Koenigsegg também está envolvida em programas de desenvolvimento de "tecnologia verde", incluindo o CCXR ("Flower Power") supercarro flex e continuando para o atual Agera R e Agera S. A Koenigsegg também atua em programas de desenvolvimento quando se trata de plug-in de sistemas de carros elétricos e tecnologias da próxima geração de motores de combustão.

A Koenigsegg detém patentes na área de desenvolvimento de motores, por exemplo, o conversor catalítico Rocket que reduziu a pressão e tamanho enquanto reduzia o tempo de light-off e um sistema de resposta supercharger, que eliminou a necessidade de utilizar válvulas de desvio, que por sua vez reduz o consumo e melhora do motor tempo de resposta.

Em março de 2009, o Koenigsegg CCXR foi escolhido pela Forbes como um dos dez mais belos carros da história.

Em dezembro de 2010 o Koenigsegg Agera ganhou o prestigioso BBC Top Gear Hypercar of the Year Award (Prêmio BBC Top Gear Supercarro do Ano). 


Koenigsegg Agera R

Os Protótipos e A Produção

O projeto inicial do CC Koenigsegg foi desenhado por Christian von Koenigsegg. Ele então levou seus esboços para o designer industrial David Crafoord para fazer dos seus esboços em um modelo em escala 1:5. David então colocou seu toque pessoal ao resumo do projeto e terminou o modelo. Este modelo foi posteriormente ampliado por Sven-Harry Åkesson a fim de criar a ficha de base para o protótipo Koenigsegg inicial que foi concluída em 1996. Durante os próximos anos, o protótipo passou por extensos testes e vários protótipos foram construídos.

Von Koenigsegg teve a idéia de construir seu próprio carro depois de ver o filme norueguês animado Pinchcliffe Grand Prix em stop-motion, em sua juventude. No entanto, ele deu seus primeiros passos no mundo dos negócios com seus 20~30 anos na gestão de uma empresa comercial chamada Alpraaz em Estocolmo, na Suécia. Alpraaz exportava alimentos da Europa para o mundo em desenvolvimento. O sucesso desse empreendimento deu a von Koenigsegg o pé financeiro necessários para iniciar sua carreira escolhida como um fabricante de automóveis.

 Inicialmente, o Koenigsegg Automotive foi baseado em Olofström. Em 1997, a empresa precisava de instalações maiores e mudou-se para Margretetorp, ao lado de Ängelholm. No entanto, em 22 de fevereiro de 2003, uma das instalações de produção pegou fogo e ficou seriamente danificada. A partir de 2003 a Koenigsegg foi para dois grandes hangares de jatos de combate e um edifício de escritórios em uma fábrica de automóveis. Desde que a fábrica está localizada no ainda ativo aeroporto de Ängelholm, os clientes podem chegar de avião privado junto à fábrica. Além disso, o Koenigsegg controla e usa a pista dos ex-militares para testar o funcionamento dos carros de produção e testes de alta velocidade.

O emblema Koenigsegg foi projetado em 1994 por Jacob Låftman, com base no escudo da família Koenigsegg. O escudo tem sido o brasão da família desde o século 12, quando um membro da família foi condecorado pelo German-based Holy Roman Empire. A insígnia fantasma na janela traseira do Koenigsegg é uma homenagem a um esquadrão da Força Aérea Sueca F ala 10 Ängelholm, que tinha o fantasma como seu emblema. 

Tentativa de compra da Saab

Em 11 de junho de 2009, a mídia informou que o grupo Koenigsegg, formado por Koenigsegg Automotive AB, Christian von Koenigsegg, Bård Eker, e um grupo de investidores havia assinado uma carta de intenções com a Saab para assumir a marca da General Motors. A General Motors confirmou em 16 de junho que tinham escolhido Koenigsegg Group como o comprador da Saab Automobile. O acordo, previsto para fechar 30 de setembro de 2009, incluía US$ 600 milhões em financiamento do Banco Europeu de Investimento, garantido pelo governo sueco. Em comparação, em 2008 a Koenigsegg com sua equipe de 45 membros produziu 18 carros a um preço médio de US$ 1 milhão cada. A Saab tinha empregado 3.400 trabalhadores e feito mais de 93 mil veículos.

A General Motors anunciou em 18 de agosto que o acordo tinha sido assinado, embora certos detalhes do financiamentos permaneceram para ser concluído. Em 09 de setembro de 2009, a Koenigsegg anunciou que a BAIC iria participar como acionistas minoritários da Koenigsegg.

Em novembro de 2009, a Koenigsegg decidiu não finalizar a compra da Saab e, portanto, deixou as negociações. A razão para a retirada foi que iriam assumir o controle planejado no início do Outono, e, no final de novembro, ficou claro que o negócio ainda tinha algum tempo extra antes que pudesse ser concluído. A incerteza de tempo de finalização para assumir foi a razão da Koenigsegg deixar o acordo.

Modelos

CCX

O Koenigsegg CC protótipo foi divulgado em 1996, enquanto o protótipo de produção totalmente feito de fibra de carbono foi finalmente revelado no Paris Motor Show 2000. O primeiro cliente foi a entrega de um CC8S vermelho em 2002 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra e mais quatro carros foram construídos nesse ano. A Koenigsegg se firmou na Ásia no final daquele ano com uma estréia no Auto Show de Seul. Em 2004, o CCR novo foi revelado no Salão Internacional do Automóvel de Genebra.

Em 2006 introduziu o Koenigsegg CCX, um novo modelo, que foi criado a fim de atender às normas mundiais para o uso da estrada. Isso significava que os carros tinham que passar por um amplo desenvolvimento, a fim de alcançar os padrões mais recentes e rigorosos das normas de emissão e segurança que as autoridades do mundo exigem. A Koenigsegg tinha, por exemplo, desenvolver os seus próprios motores e outras tecnologias relacionadas. Além disso, a Koenigsegg é o único superesportivo e fabricante de baixo volume que passa no novo teste europeu de impacto em pedestres. Logo após a Koenigsegg passar neste teste, a exigência do teste foi considerada muito complicada para os fabricantes de baixo volume enfrentarem, assim, agora não é mais necessário atender a essas normas se o volume de produção é menor do que 10 mil carros por ano para um determinado modelo. Por isso, o Koenigsegg CCX pode ser o único superesportivo com esse recurso de segurança.

Em 2007 estreou o Koenigsegg CCXR, um biocombustível/versão flexfuel do CCX. O carro possui um motor modificado, o sistema de combustível e o sistema de gerenciamento do motor, que permite ao veículo rodar com gasolina comum ou etanol, e de qualquer mistura entre estes dois combustíveis. O etanol tem maior octanagem em comparação com o gás regular e tem um efeito de resfriamento interno na câmara de combustão. Isso permite que o poder do CCXR suba para 1.018hp (759 kW), quando executado em uma mistura de 15% de gasolina regular e 85% de etanol, conhecido como E85.

Em 2009, a Koenigsegg concebeu um carro esportivo de quatro lugares e duas portas movido a "energia solar" chamado Quant para uma empresa suíça de energia solar chamada NLV Solar. Também em 2009, a Koenigsegg lançou informações sobre um carro de edição muito especial chamado "Trevita" dos quais apenas três seriam feitos. O Trevita, que se traduz em "três brancos" em sueco, tem o corpo inteiramente feito de um material próprio da Koenigsegg composto de fibra de carbono revestido de diamantes. O Trevita baseia-se no CCXR, e, portanto, produz os 1.018hp (759 kW) quando estiver rodando na relação E85.

Em 2010, a Koenigsegg lançou as informações no Salão Internacional do Automóvel de Genebra de 2010 de um novo modelo chamado Agera. O Agera possui um motor desenvolvido pela Koenigsegg de 5.0 Litros de geometria variável, V8 bi-turbo capaz de render 910cv (679 kW), acoplado a uma caixa de 7 velocidades recém-desenvolvida. O projeto Agera segue uma linhagem resultada dos supercarros anteriores da Koenigsegg, mas acrescenta muitas novas funcionalidades especiais, tais como uma faixa mais ampla da frente, um novo estilo e recursos aerodinâmicos, novo interior, incluindo uma técnica nova iluminação que chamam de "Espírito de Luz", que consiste em microscópicos nanotubos de carbono para esconder a luz interior até que seja ativada, o que então brilha era o que parecia ser de alumínio sólido. O Agera entrou em produção no final de 2010.